oficinadopintor


Biografia

Apaixonado pelas belezas naturais do Brasil, José Adriano nasceu em 1981 em Recife (PE) e vive atualmente em Jandira, grande São Paulo.

Sua aptidão com os traços despontou na infância, quando era indicado pelos colegas de classe para fazer na lousa os contornos que as professoras não conseguiam. Em casa, o artista observava e admirava os desenhos e plantas que o pai - então Técnico em Edificações - fazia, o que muito o influenciou a desenhar.

“O desenho e a pintura sempre me chamaram a atenção e, quando tinha oportunidade de ver obras de artistas, sempre imaginava como uma pessoa seria capaz de realizar trabalhos como aqueles”

Autodidata, aos 13 anos pintou sua primeira tela. Um fato curioso que aconteceu na época foi que o dono da empresa onde seu pai trabalhava, certa ocasião visitando a família, viu sua tela inaugural baseada em uma foto do Planalto Central de Brasília. O trabalho impressionou o empresário, que o convidou a criar alguns trabalhos para sua empresa.

Logo depois fez um curso rápido de desenho de pessoas, oferecido pela Oficina da Cultural de Barueri (SP) e, na mesma oficina, ele iniciou um Curso de Desenho e Pintura. Foi nessa época que começou a fazer desenhos de pessoas em grafite, pinturas em tela e a realizar trabalhos sob encomenda.

Um passo decisivo para sua história artística foi quando conheceu o trabalho do pintor e artista plástico Alexandre Reider e participou de cursos no ateliê do renomado artista em São Paulo (SP) no ano de 2007 e 2010, o que lhe rendeu outro olhar sobre a pintura.

Sempre preocupado com o desenvolvimento de um trabalho de alta qualidade acadêmica, empenhou-se a aprimorar sua técnica e a ampliar seu conhecimento profissional, sem deixar, entretanto, de imprimir em suas pinceladas um toque impressionista e mais autoral.

Sua grande inspiração são as paisagens, que ele expressa com riqueza e maestria em suas obras.

“As belezas naturais, principalmente do Brasil, são minhas inspirações. Belezas essas que muitas vezes passam despercebidas devido à vida agitada que levamos. A minha intenção como pintor é que meus trabalhos levem ao observador um pouco de paz e calma”    

Na arte figurativa e paisagística, admira grandes nomes do cenário artístico brasileiro, como Luís Pinto (em memória), Alexandre Reider, José Rosário, Luiz Claudio Morgilli, Washington Maguetas, Raquel Taraborelli, Vinicius Silva, Rodrigo Zaniboni e Renato Azevedo. Os artistas internacionais também fazem parte do seu repertório de influências, como Richard Schmid, Daniel Gerhartz, Scott L. Christensen e Morgan Weistling.

Parceiro da Ampliart desde 2013, J. Adriano expõe suas obras no meio virtual e em mostras na sua cidade e região, além de promover seu trabalho em eventos e feiras pelo País.

Formação Artistica:

      Curso de Desenho e Pintura na Oficina Cultural em Barueri/SP

        Curso de Desenho na Oficina Cultural de Jandira/SP

       Curso de Pintura no Atelier de Alexandre Reider em Pinheiros/SP

Técnica principal: Óleo sobre Tela

José Adriano - Todos os direitos reservados ®
Site desenvolvido por MEDSEO - Marketing e Otimização em Sites de Busca
Estamos atualmente com 41837 visitas
Há visitantes online.

Voltar ao topo